Estética

Dentista pode aplicar Botox e Ácido Hialurónico?

Sim. Os Médicos Dentistas trabalham com toxina botulínica (vulgarmente conhecida como Botox) e ácido hialurónico.

O que é o Botox?

É, de forma muito sucinta, uma neurotoxina que quando aplicada em pequenas quantidades no músculo bloqueia um neurotransmissor responsável pela comunicação entre esse mesmo músculo e o cérebro. Consequentemente, quando o cérebro indica ao músculo para contrair, o músculo não poderá fazê-lo, ou pelo menos, não poderá fazê-lo com a potência que fazia anteriormente.

Porque é utilizado o Botox em Medicina Dentária?

Em Medicina Dentária utilizamos por dois simples motivos: uso terapêutico e uso estético. O que é que isto significa? Com uso terapêutico é principalmente utilizado em pacientes com bruxismo, ou seja, pacientes que apertam tanto os dentes que acordam frequentemente com os músculos da face doloridos. Esta característica associada a outras pode ser indicação da utilização da toxina botulínica para relaxar esses músculos da face.

Com uso estético pode ser utilizado para a redução de rugas de expressão e entre outras indicações.

O que é o Ácido Hialurónico?

O ácido hialurónico é um biopolímero que existe naturalmente em todo o nosso corpo incluindo na nossa pele e articulações. Este ácido tem diversas vantagens sendo que é muito procurado já que confere elasticidade e atua como um preenchedor, ou seja, preenche zonas como rugas ou pequenas falhas na pele. A duração deste tratamento em geral varia de 6 a 24 meses e quando é colocado não é detectado visualmente nem à palpação.

Porque é utilizado o Ácido Hialurónico em Medicina Dentária?

Em Medicina Dentária é utilizado principalmente para preenchimento de rugas ou sulcos na pele ao ser aplicado em pequenas quantidades.

Como é feita a aplicação do botox ou do Ácido Hialurónico?

Inicialmente o local do tratamento é desinfetado com álcool ou clorexidina pelo que deve evitar a aplicação de cremes ou maquilhagem no dia do tratamento e nos dois a três dias seguintes. Pode ser aplicada anestesia tópica em creme ou em gel para que a pele fique ligeiramente adormecida. Depois o produto é aplicado nas zonas necessárias através de mínimas injeções. Não é limitante de capacidades pelo que os pacientes podem realizar as suas atividades diárias normalmente antes e após a realização do procedimento.

Dependendo da área a tratar o procedimento pode durar, em média, 30 minutos.

Gostaria de saber mais sobre estes tratamentos? Deixe o seu comentário e vamos falar mais sobre o tema!

Beijinhos e até já!!

Standard

Deixe um comentário