Lavar os dentinhos num bebé pode ser uma dor de cabeça!
Especialmente nas primeiras semanas, pelo que é importante começar o quanto antes para que o bebé se habitue. Este processo também nos permite inspecionar a boca do bebé e ir avaliando as suas gengivas e o nascimento dos dentinhos.
O ideal é começar a realizar a higiene oral antes dos dentinhos nascerem. Isto permite-nos aproveitar para limpar as suas gengivas de restos de leite e faz com que o bebé se habitue à rotina.
E como limpamos as gengivas dos bebés?
Com uma gaze! Envolvemos o dedo mindinho com uma gaze e passamos gentilmente pelas gengivas do bebé. A gaze deve estar limpa (até mesmo estéril) e pode ser ligeiramente molhada em água previamente fervida (já fria). As gazes podem ser adquiridas numa farmácia ou até mesmo no consultório do seu Médico Dentista.
Que vantagens há em realizar a higiene oral em bebés que ainda não têm dentes?
Permite-nos inspecionar a gengivas dos bebés desde os seus primeiros dias de vida, permite limpar restos de leite das gengivas e da língua e habituar o bebé a que limpemos a sua boquinha. Este último ponto é dos mais importantes. Porquê? Porque o bebé já estará habituado à rotina da higiene oral quando os seus dentinhos começarem a nascer.
Quando o bebé já tem dentes continuamos a usar uma gaze?
Não é necessário usar uma gaze. Quando os primeiros dentes começarem a aparecer na boca podemos começar a usar uma dedeira. Isto facilitará a passagem mais tarde para a escova de dentes. Porquê? Porque o bebé habitua-se às cerdas da dedeira. Não se esqueça que aos 6 meses a boquinha do bebé ainda é muito pequena para se usar uma escova de dentes, mesmo que seja uma escova de dentes para criança.
Quando mudo da dedeira para a escova de dentes?
Quando a criança tiver cerca de 1 ano (mais coisa menos coisa (o seu dentista e o seu pediatra poderão ajudar neste momento). Porquê? Porque nesta idade as crianças começam a querer ser independentes, por muito pequeninos que sejam, já querem realizar certas “tarefas” sozinhos como, por exemplo, levar a colher à boca, tirar os sapatos ou outras pequenas tarefas que os deixamos acreditar que conseguem fazer sozinhos. É importante aproveitarmos este interesse da criança em tentar escovar os dentes sozinha, obviamente que devem ser os papás a escovar os dentinhos. Nesta idade a criança tem mais capacidades e habilidades para ser introduzida a escova de dentes na sua vida e para compreender que estamos a lavar os seus dentes. A criança já se segura sentada e compreende a ordem de “abre a boquinha” pelo que mais facilmente pode começar a ajudar-nos nesta tarefa.
Nesta idade as crianças começam a ser observadoras de tudo o que acontece à sua volta pelo que terão interesse em ver os papás a lavar os dentes e até mesmo a ver-se ao espelho enquanto um adulto lhes escova os dentes. Esta é uma técnica que ajuda muito, a “imitação”. A criança sente-se mais facilmente motivada em lavar os seus dentinhos quando tem a possibilidade de “imitar” um adulto ou mesmo um irmão mais velho.
Não se esqueça de visitar o seu dentista frequentemente, pois só o seu dentista é capaz de avaliar os seus dentes e as suas necessidades a nível de saúde oral.
Beijinhos e até já!!
Pingback: Dicas para a Primeira Consulta Da Criança | Carolina Cardoso