Crianças

Mito ou Verdade: Os bebés podem ter cáries?

A resposta é sim! Infelizmente, todos podemos ter lesões de cáries, desde os mais pequerruchos aos mais graúdos.

Vamos lá ver: As lesões de cáries formam-se quando existem bactérias cariogénicas (bactérias formadoras de cárie) na boca (e 99% da população mundial tem essas bactérias na boca! ah pois é! Esta vocês não estavam à espera!).

O que é que essas bactérias fazem de especial?

As bactérias cariogénicas utilizam os restos de alimentos presentes na cavidade oral (dentes, língua, bochechas, gengiva, etc.) para produzir ácidos. As bactérias cariogénicas “colam-se” aos dentes e os ácidos destroem os minerais dos dentes criando pequenas cavidades em profundidade. Nestas pequenas cavidades vão-se impactando cada vez mais restos de comida e mais bactérias…

Se todos temos bactérias na boca, como podemos evitar as lesões de cáries?

A única solução é: lavando os dentinhos, as gengivas e língua. Desde que nasce o primeiro dente é fundamental criar uma rotina de higiene oral.

Agora, como é que isso pode acontecer no bebé?

Todos os bebés tem uma alimentação muito simples: leite. O leite (materno ou em fórmula) contém açúcares. E são estes açúcares que são utilizados pelas bactérias para produzir ácidos. Quando os dentinhos começam a nascer e se não usarmos uma gaze ou uma dedeira para lavá-los, vamos ter acumulação de restos de leite e de bactérias nos novos dentes. E, mais tarde ou mais cedo teremos lesões de cárie. 

Como posso evitar o aparecimento de cáries no meu bebé?

Fácil! Vamos por passos:

1 – Habitue o seu bebé à higiene oral, tal como realiza a limpeza dos ouvidos, o corte das unhas, etc. A rotina da higiene oral é um hábito. É fundamental limpar a boca do bebé, pelo menos, desde que nasce o primeiro dente. Consulte o artigo “Higiene Oral em Bebés e Crianças” para saber mais sobre o tema.

2 – Quando introduzir novos alimentos como frutas e papas, não adicione açúcar. As papas já têm açúcar suficiente para o seu bebé e as frutas têm os seus açúcares naturais. Não adicione açúcar nos chás ou outros líquidos que forneça à criança para além do leite que a criança já toma. Não é necessário adicionar açúcar à alimentação da criança.

3 – Siga uma dieta adequada para o seu bebé. Quando iniciar a introdução de novos alimentos, evite dar ao seu bebé alimentos muito processados e ricos em açúcares como: bolos, chocolate, rebuçados, bolachas “açúcaradas” e outro tipo de alimentos com elevado teor em açúcar.. Durante o crescimento as crianças necessitam de uma dieta equilibrada rica em vitaminas e proteínas. Consulte o seu pediatra, que o poderá guiar na dieta do seu filhote.

4 – Não deixe o seu bebé/criança dormir com biberão de leite ou sumo. Depois da última refeição do dia, deve limpar as gengivas/dentinhos e ir dormir.

5 – Não molhe, nunca, a chupeta em mel, em papa, açúcar. Nem para a criança adormecer mais facilmente. Basta fazer uma vez para que a criança crie um hábito não saudável.

6 – Aproveite para fazer a primeira visita ao médico dentista quando o seu bebé tiver o primeiro dentinho. Caso seja possível, é recomendado até visitar o dentista enquanto está grávida. O seu médico dentista poderá, nessa consulta, explicar tudo detalhadamente sobre a saúde oral da mamã e do bebé. E terá assim possibilidade de resolver todas as suas dúvidas e preparar-se mais calmamente.

7 – Caso dê leite de fórmula ao seu bebé: leia bem os rótulos e informe-se com o seu pediatra qual o melhor leite em pó. Porquê? Porque existem leites em fórmula com elevadas concentrações de açúcar. O que não é benéfico para o seu bebé.

Para saber mais informações sobre o aleitamento materno leia o documento “Aleitamento Materno: promover saúde” da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Para obter mais informações sobre a alimentação infantil leia o documento “Alimentação nos primeiros 1000 dias” da Associação Portuguesa dos Nutricionistas.

Não se esqueça de visitar o seu dentista frequentemente, pois só o seu dentista é capaz de avaliar os seus dentes e as suas necessidades a nível de saúde oral.

Beijinhos e até já!!

Standard

One thought on “Mito ou Verdade: Os bebés podem ter cáries?

  1. Pingback: Dicas para a Primeira Consulta Da Criança | Carolina Cardoso

Deixe um comentário