O que é o bruxismo? E porque toda gente fala sobre o mesmo?
O bruxismo é o mesmo que ranger os dentes. E a grande maioria das pessoas aperta e range os dentes, seja apenas durante a noite ou durante todo o dia ou até mesmo em alturas em que tem mais stress. É um comportamento que todos temos, com mais ou menos intensidade e que o fazemos de forma inconsciente. Ou seja, rangemos os dentes sem nos apercebermos que rangemos os dentes.
Este é um comportamento que, na grande parte dos casos, não acarreta qualquer tipo de problema. No entanto, se persistir de forma regular, pode desgastar os dentes de forma agressiva e afetar a musculatura da face. E tudo isto trás as suas consequências, infelizmente.
Causas do bruxismo?
A causa é multifactorial já que o bruxismo depende de diversos fatores. Por isso, é fundamental despistar as diferenças entre cada paciente, para escolher o tratamento adequado para cada um.
O bruxismo pode ser diurno, noturno e diurno ou só noturno. Neste último caso é considerado como um sintoma de perturbação do sono, podendo estar associado a outros sintomas como o ressonar, a apneia do sono, falar durante a noite ou alucinações noturnas.
Duas das causas mais associadas ao bruxismo são o stress e a ansiedade: preocupações e problemas recentes podem favorecer o ranger dos dentes.
Foram considerados outros fatores que podem estar associados como, por exemplo, a idade jovem, tabaco e ingestão de cafeína ou álcool frequentes.
Com as crises económicas dos últimos anos e principalmente com a atual situação de dúvida que paira em torno do tema da pandemia devido ao Coronavirus (Covid19) o consumo de medicamentos para o sono, depressão e angústia têm aumentado. Estes medicamentos alteram os padrões de descanso e influenciam as horas de sono e de vigília podendo aumentar o risco de ocorrer períodos de bruxismo.
Consequências do ranger dos dentes?
Em consequência com o ranger dos dentes aparecem certos sintomas, como por exemplo:
- Frequentes dores de cabeça
- Desconforto ou dor na articulação da mandíbula (chamada de ATM)
- Dores nos músculos da face
- Dores à volta do ouvido, principalmente à frente do ouvido
- Rigidez dos ombros e até mesmo caibras frequentes no pescoço
- Limitação dos movimentos de abertura da boca
- Sensação de pouco descanso (caso o bruxismo seja noturno)
- Desgaste dentário (dentes parecem mais curtos e ficam aplanados)
- Fratura dentária (os dentes ficam mais frágeis e partem-se com maior facilidade)
- Aumento da mobilidade dos dentes e perda prematura dos dentes
Quando o ranger dos dentes é noturno, é possível ouvir os dentes a ranger. A própria pessoa não se apercebe contudo o marido ou a esposa conseguem ouvir e até os pais conseguem ouvir quando os mais pequerruchos rangem dos dentes durante a noite.
Diagnóstico do Bruxismo
Para termos a certeza que tem bruxismo (ranger os dentes) é fundamental realizar uma consulta com o médico dentista para poder valorar todos os sintomas que indiquei anteriormente e valorarmos o tratamento necessário. O tratamento dependerá do grau do bruxismo. Um bruxismo mais intenso terá maior desgaste dentário, por exemplo.
No próximo artigo falaremos sobre os tratamentos do bruxismo e de como é possível prevenir.
Não se esqueça de visitar o seu dentista frequentemente, pois só o seu dentista é capaz de avaliar os seus dentes e as suas necessidades a nível de saúde oral.
Fique em casa nesta quarentena. Cuide-se e cuide dos seus.
Beijinhos e até já!!
Pingback: Socorro: Como prevenir o Bruxismo? | Carolina Cardoso